Wednesday, July 5, 2006

Meu asteróide favorito, Ida


Essa batatona ai é o meu asteróide favorito, Ida! A foto foi tirada pela sonda espacial Galileo em agosto de 93 chegando a 2400 km de distância dele e de sua lua (isso mesmo, Ida tem um satélite) chamada Dactyl. Ida mede 56x24x21 km e Dactyl mede apenas 1.2 x 1.4 x1.6 km.
Querendo ver e saber mais sobre asteroides entra aqui (em ingles)http://solarsystem.nasa.gov/planets/profile.cfm?Object=Asteroids&Display=Gallery


A Mulher das Estrelas INFORMA:O asteróide conhecido como 2004XP14 passou anteontem a 430 mil km de distância da Terra e, para os que não sabem de cabeça, a Lua fica a 383 mil km de distância. Ou seja, o asteróide passou longe pacas da Terra para causar qualquer alarde e a uma velocidade de 64mil km/h.O tal asteróide já é conhecido dos astrônomos e vem sendo monitorado desde que foi descoberto em 2004 pelo projeto INTEGRAL. Ele tem um diâmetro de uns 400 metros e não deve se chocar com a Terra. A órbita dele fica longe o suficiente para causar qualquer problema... Lembre-se que a lei da gravidade usa a massa dos culpados e o inverso da distância entre eles ao quadrado.

1 comment:

Thyelle Dias said...

meu asteroide favorito é o gaspra!!!!!!!!!