Thursday, July 6, 2006

E como é ser astrônoma

Quando eu falo que sou astrônoma, todo mundo imagina que vivo no mundo da lua, já que o estereotipo associado a figura do astrônomo é que ele é um ser noturno, tímido e que nunca sai a luz do sol. Ainda ontem quando eu estava lendo o último livro da Isabel Allende, Meu país inventado, me deparei com um parágrafo no qual ela comentava a idéia que tinha dos astrônomos. Em uma conversa dela com um chileno que havia trabalhado no observatório europeu, ESO[1], no Chile, ela mencionou que “deve ser incrível trabalhar com cientistas cujos olhos estão sempre voltados para o infinito e que não se preocupam com as mesquinharias terrestres”. Ele respondeu que era completamente o oposto e que astrônomos eram tão mesquinhos quanto os poetas. E ainda citou que eles brigam até por geléia no café da manhã. Bem, eu nunca briguei por geléia, nem gosto de geléia, e raramente tomo café da manhã, então deixa eu contar um pouquinho como é ser astrônoma.

Primeiro preciso esclarecer que nem todo astrônomo é observador, muitos são teóricos e outros não chegam a observar mas utilizam dados já obtidos por outros astrônomos. Eu sou astrônoma observacional e foi este lado da astronomia que me fascinou desde o princípio. Acho que minha vida mudou depois que eu olhei pela primeira vez por um telescópio. Foi logo no início do meu primeiro ano da universidade quando um dos alunos mais antigos apontou um dos telescópios para o planeta Saturno e convidou os calouros para uma noite de observação. Eu não pude me conter de emoção e tenho até hoje aquela imagem registrada na minha mente. Mas foram muitos anos de trabalho duro, muita física e matemática, até poder chegar ao estágio observacional.
A carreira de astrônomo é bem longa e requer bachalerado em astronomia ou física (alguns são matemáticos) e curso de pós-graduação (mestrado e doutorado). No Brasil apenas a UFRJ oferece o curso de bachalerado em astronomia que é ministrado no Observatório do Valongo e na ilha do Fundão. A USP recentemente começou a oferecer especialização em astronomia. Várias das grandes universidades oferecem o curso de mestrado e doutorado em astronomia ou astrofísica. Geralmente os cursos de pós-graduação são oferecidos pelos Institutos de Física ou de Geociências. A duração dos cursos depende muito do desempenho do aluno e atualmente as bolsas de estudos são oferecidas por 2 anos para o mestrado e 4 anos para o doutorado.
continuo depois....


EXTRA! EXTRA! ESCREVI UM LIVRO CONTANDO COMO É A VIDA DE ASTRÔNOMO(A), O VIVENDO COM AS ESTRELAS. PROCUREM ONLINE http://livraria.folha.com.br/catalogo/1023472/vivendo-com-as-estrelas

16 comments:

Unknown said...

tenho 13 anos e sempre me interecei por astronomia.. e saber como é ser astronoma é muito importante pra mim..

duilia said...

Carla, sugiro que você leia o meu livro, o Vivendo com as estrelas. No livro eu conto como é a vida de astrônomo(a). Procure online que você encontra http://livraria.folha.com.br/catalogo/1023472/vivendo-com-as-estrelas

Unknown said...

tenho 14 anos e quero estudar as estrelas vc me endica continuar este caminho?

Unknown said...

olá, tenho 15 anos, meu sonho é ser astronoma, eu amo muito astronomia, pra mim é a profissão melhor e mais linda do mundo. :D

tereza souza said...

olá tudo bem? eu tenho 17 anos e meu sonho é ser astronoma e sei q vou comseguir por que meu deus vai mim ajuda!!!!!!!!!!te adimiro muito julia!!!!!!!

Flor said...

Olá. Tenho 19 anos, moro em Brasília e desde pequena dizia que seria Astrônoma. Deve ser engraçado ouvir uma criança de 9 anos dizendo isso. haha
Enfim, faço pré-vestibular e quero passar em Física, na UnB. Também vou prestar o vestibular da Usp para Astronomia, mas acredito que física me proporcione uma área profissional mais ampla. E, depois de formada, pretendo fazer um mestrado em Astronomia ou Cosmologia.
Bom, contei essa história toda porque eu adoraria ouvir sua opinião. Acha que devo seguir estes objetivos? Tenho medo de investir em uma área que sei que nosso país não investe. :/

Desde já, muito obrigada.
Abraços.

duilia said...

Lolis, tanto física na UnB quanto Astro na USP são boas opções. Veja o seu lado pessoal também. Se uma mudança para SP não está nos seus planos, faça física na UnB e depois pós-graduação em Astronomia. Mas tem que fazer doutorado também, só o mestrado não resolve muito porque para passar em concursos precisa do título de doutorado. Boa sorte!

Nádia Correia said...

Boa tarde. Estou em Portugal mas estou a planear ir para sao paulo e queria ir para a faculdade lá para tirar Astronomia. Mas em relaçao ao mercado de trabalho nessa area como está no Brasil? Ou terei de tentar a sorte em outro país? Obrigada pelo blog me esclareceu bastante :)

FERNANDA said...

OLÁ TENHO 13 ANOS E DESDE OS 9 QUERIA SER CIENTISTA ,SEMPRE GOSTEI DE VER O CÉU AS ESTRELAS
SEMPRE TIVE UMA GRANDE CURIOSIDADE DE SABER COMO ERA LÁ FORA ,ME LEMBRO QUE NA AULA DE CIENCIAS A PROF FALOU QUE A GENTE PODIA VER VENUS MARTE E SE NÃO ME ENGANO MERCURIO A OLHO NU.
DESDE ENTÃO TODA NOITE QUE O CÉU ESTAVA LIMPO EU OLHAVA E ADMIRAVA.
DE ALGUM TEMPO PRA CÁ ANDEI PESQUISANDO E ME APROFUNDANDO MAIS NO ASSUNTO
LENDO SITES COMO DA NASA LIVROS,REVISTAS
E A CADA DIA ME INTERESO MAIS AINDA.
MAIS O PROBLEMA É QUE A ASTRONOMIA É MATEMÁTICA E CONFESSO QUE
E EU NÃO SOU BOA.
ANDO ME ESFORÇANDO MUITO NESSA MATÉRIA E EM FÍSICA E QUÍMICA .
E POR CAUSA DESTAS DIFICULDADES É QUE AS VEZES EU PERCO A ESPERANÇA E FICO TRISTE COM ISSO
LI QUE PODE SER PASSATEMPO MAIS
EU SEMPRE GOSTEI
E ACHO QUE É IMPOSSÍVEL MAIS QUEM SABE UM DIA CONHECER OU ATÉ
TRABALHAR NA NASA
ENTÃO QUERIA SABER SE EU TENDO DIFICULDADES NESSAS MATÉRIAS EU POSSO DESCARTAR ESSA LINDA PROFIÇÃO.
PS:POR FAVOR ME RESPONDEEEE!!!

FERNANDA said...

SEMPRE LEIO OSEU BLOG E SIGO VC NO TWITTER

FERNANDA said...

ASTRONOMIA(FERNANDA)

FERNANDA said...

FAÇO VÁRIOS TESTES VOCACIONAIS E SEMPRE CAI ASTRONOMIA

Sarah said...

olá.. meu nome é Sarah tenho 14 pra 15anos.. eu quero ser uma astronoma, e eu gostaria de saber quais as materias eu devo estudar pra ser astronoma? E quantos cursos eu devo fazer? tenho q fazer faculdade? quanto custa a faculdade de astronomia?

Sarah said...

olá.. meu nome é Sarah tenho 14 pra 15anos.. eu quero ser uma astronoma, e eu gostaria de saber quais as materias eu devo estudar pra ser astronoma? E quantos cursos eu devo fazer? tenho q fazer faculdade? quanto custa a faculdade de astronomia?

duilia said...

Sarah, tenho um outro post que falo sobre tudo isto http://mulher-das-estrelas.blogspot.com/

Unknown said...

oii tenho 15 anos e meu pai era astrónomo ele nunca cuidou de mim me largou para ir para filadelfia
e meu sonho e ser astrônoma deve ser muito legal gostei muito do seu trabalho