Thursday, June 15, 2006

Acordar cedo dá nisso...


Hoje acordei super cedo, bem mais cedo do que devia. Nao sei se foi devido ao dia agitado que tive, onde ateh carro compramos, ou se devido ao cheeseburguer que comi as 22h... Ainda eram 5 horas da manha quando decidi passear pela casa pois jah estava cansada de tentar dormir de novo. Foi quando resolvi olhar pela janela da sala que aponta para o leste e BAM! lah estava ela, a Estrela D'alva. Um dos astros mais brilhantes do ceu terrestre perdendo apenas para o Sol e para a Lua. Foi quando me lembrei, quantos olham para o ceu de madrugada e se dao conta de que o que estao vendo nao eh uma estrela, mas um planeta: o planeta Venus!? Abri um baita sorriso e me lembrei que os leitores da Mulher das Estrelas, se ainda nao sabiam, vao ficar sabendo que:
Vênus tem massa e tamanho semelhantes aos da Terra e por isto também é chamada de irmã da Terra. Vênus é coberta por uma camada de nuvens tão espessa que o planeta sofre de efeito estufa, chegando a temperaturas de mais de 480o C.
Um outro fato curioso sobre Vênus é a duração do dia e do ano. O planeta demora 243 dias terrestres para completar uma volta ao seu redor (1 dia) e 225 dias terrestres para completar uma volta ao redor do Sol, ou seja, um dia é mais longo do que um ano em Vênus. Vai me dizer que isso nao é interessante?
As sonda espaciais Pioneer 12 e Galileo passaram por Vênus em 1978 e em 1990. A nave soviética Venera 13 pousou no solo de Vênus em 1982 mostrando um terreno rochoso, semelhante ao basalto terrestre, e pouco convidativo. Alguém interessado em passar umas feriazinhas na estufa venusiana?? rsrsrsrsrs

E se algum dia destes voce acordar bem cedo, olhe para o leste (nao sabe aonde eh o leste??, ihhhh...tah ficando dificil.... procure pela area do ceu aonde estah clareando porque o sol nasce ao leste) e procure por uma estrela brilhante, bem branquinha (branca=alva, daih D'alva) e abra um sorriso tambem. Mas nao se decepcione se voce nao achar, pode ser que voce tenha que esperar ateh o entardecer e olhar para o oeste, na direcao do por do Sol, para abrir o sorriso, porque Venus eh "estrela" Vespertina ou Matutina.

Entao, gostaram do que aprenderam com a Mulher das Estrelas? Que os nerds e astronomos nao me venham com detalhes, por favor... lembrem-se de que a Mulher das Estrelas estah falando com o pessoal que nao sabe patavinas de astronomia, nem sabem onde eh o leste e o oeste...

1 Unidade Astronômica (UA) equivale a distância entre a Terra e o Sol = 158 milhões de km. Venus esta 0.72 UA do Sol.
O fenômeno de efeito estufa se dá quando a luz solar que entra pela atmosfera não consegue escapar.

2 comments:

Nathilda said...

Muito legal, Duília!!!
Sempre abro um sorriso quando vejo essa maravilha no céu.
=D
É realmente lindo!

Anonymous said...

Quando estava no apartamento do meu irmão eu via essa "estrela" pela sacada toda madrugada e não sabia o que era. É realmente muuuuito brilhante.