Monday, April 23, 2007

17 anos de Hubble!!!

Amanhã, terça-feira, dia 24 de abril, o Hubble completa 17 anos de idade! Vai ter velinha, bolo e champanhe lá no instituto do Hubble em Baltimore e eu, claro, não vou perder esta.

Quem diria que ele chegaria a esta idade e continuando a revolucionar a astronomia? Logo no começo quando produzia imagens fora de foco ele foi considerado um dos maiores fiascos da astronomia. O telescópio que tinha custado mais de US$ 1 bilhão estava prestes a virar sucata espacial. Mas a Nasa respirou fundo e decidiu investir e consertar a barberagem que ela mesmo havia causado. Foi tentando economizar nos testes que eles erraram e não detectaram uma falha no espelho que era 1 micron mais plano do que deveria ser.

17 anos depois, ele continua a nos deixar boquiabertos com a beleza do universo. Mas foram mais de US$ 4 bilhões de investimento e atualmente o telescópio funciona precariamente por falta de manutenção. Depois de muito debate e muito lobby no congresso, no ano passado a Nasa decidiu que mandará uma missão do ônibus espacial para substituir alguns dos instrumentos e fazer a manutenção necessária para mante-lo saudavel pelo menos por mais uns 5 anos pela frente. Temos apenas que ser pacientes porque a fila para pegar o ônibus é longa, e torcer para o telescópio continue funcionando mesmo que precariamente.

O Hubble foi inicialmente planejado para operar por 15 anos (até 2005).

Aqui vai a minha foto favorita do Hubble - Nebulosa da Aguia, tambem conhecida com Pilares da Criação:

6 comments:

Ivan Luís said...

Pois é! 17 anos do HST :-))) e hoje foi liberada uma nova imagem sensacional!

http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/2007/16/

E para quem quer ganhar um presente (Se bem que o HST quem devia ganhar) pode baixar o CD The Hubble Image Collection de graça pelo site do spacetelescope.org

http://www.spacetelescope.org/goodies/cdroms/html/imagecollection.html

;))))

Dirley Miranda said...

Q imagam linda da Nebulosa da Águia...
Quem diria...17 anos...

Parabéns ao Hubble...

Unknown said...

Quando eu era jovem costumava olhar o mar e ficava imaginando os mistérios e a imensidão daquilo que parecia infinito. Hoje, olho estas imagens e percebo que a imensidão do Universo é ainda maior do que a imaginação humana.
Só posso agradecer pelas imagens e elogiar a coragem e a determinação das pessoas que lutaram para que isso tudo se tornasse realidade, e em especial a uma certa "Mulher das Estrelas".

reisilv said...

Essa pressão para cortar alguns testes de satélites (e etc.), deve existir em qualquer empresa (como existe na minha), não só para economizar dinheiro, mas tempo. O pessoal da empresa que acompanha a fabricação tem que ser bastante criterioso. Bem se vê que todo cuidado é pouco. Afinal, o ônibus espacial ainda não alcança um satélite geoestacionário em órbita (a 36000 km de altitude). Se der algum defeito, tem-se de conviver com ele e sujeitar-se às limitações resultantes.
Ass: Reinaldo

Sarah Rocha said...

Duília,
estudei um pouco sobre o Hubble e amei saber sobre ele. Foi um grande avanço para a astronomia, as imagens tragas por ele foram um grande avanço e eram com muito mais foco em comparação as de outros telescópios. Li o seu livro e gostei muito, não só do Hubble, mas de todos os assuntos tratados.
Ass: Sarah

Sarah Rocha said...

Duília,
estudei um pouco sobre o Hubble e amei saber sobre ele. Foi um grande avanço para a astronomia, as imagens tragas por ele foram um grande avanço e eram com muito mais foco em comparação as de outros telescópios. Li o seu livro e gostei muito, não só do Hubble, mas de todos os assuntos tratados.
Ass: Sarah