Monday, March 2, 2009

Quer ser astrônomo(a) ?

Muita gente me escreve perguntando o que fazer para ser astrônomo e se deveria mesmo seguir a carreira. Eu e o pessoal do Clube Mulher das Estrelas fizemos uma coletânea das perguntas e respostas (updated 11-2014). Espero que seja útil, estou sempre acrescentando perguntas e respostas aqui. Se ainda assim você não achar a resposta para a sua pergunta, me encontre no facebook ou leia o livro que publiquei, o Vivendo com as estrelas (editora Panda) (clique). Veja a análise da Folha de SP e também o artigo da Ciência hoje da Criança.

Fui também blogueira da revista Superinteressante e do Jornal o Globo http://oglobo.globo.com/blogs/mulherdasestrelas/
ATUALMENTE A MULHER DAS ESTRELAS ESTÁ RESPONDENDO NO FACEBOOK. Passa lá e curte https://www.facebook.com/pages/Mulher-das-Estrelas/185799964812210

Tenho twitter também http://twitter.com/dudemello e uma página http://mulherdasestrelas.com/


1 - O que é necessário para ser Astrônomo?

O astrônomo profissional deve fazer bacharelado em astronomia ou física (tanto faz), alguns também são matemáticos. A licenciatura em física não é uma boa opção pois é para quem vai lecionar e não para quem vai fazer pesquisa.

A astronomia é uma carreira acadêmica e são poucas as opções para o profissional que não tiver pós-graduação, ou seja, mestrado e doutorado. Mas existem vários astrônomos que trabalham em planetários ou que são professores de física ou matemática, sem o grau de doutor.

2 - Quanto tempo demora?

MUITO! Bacharelado: 4-5 anos, pós-graduação; mestrado: 2-3 anos, doutorado: 4-5 anos. Desde o ingresso no vestibular deve demorar uns 10 anos para se tornar doutor em astronomia. Mas a boa notícia é que já começamos a ganhar bolsa de estudos ainda no bacharelado (bolsa de iniciação científica). Nenhum estudante que eu conheça faz ou fez pós-graduação sem bolsa de estudos. A bolsa não é alta mas dá para viver. Tudo isto é válido para estudar no exterior também. Alguns países não exigem o título de mestrado antes de cursar o doutorado. Mas no Brasil é regra geral fazer mestrado primeiro. Existem alguns casos de alunos de doutorado sem título de mestrado, mas são casos especiais.

3 - Como posso estudar astronomia no Brasil?

Além da UFRJ, recentemente a USP e a UFS (Aracaju) começaram a oferecer o curso de bacharelado em astronomia no Brasil, mas quase todas as federais e estaduais oferecem o curso de física. Muitos astrônomos profissionais são físicos e se especializaram em astronomia no mestrado e doutorado. A USP oferece também a especialização em astronomia dentro do curso de física.

Muitos astrônomos são professores em departamentos/institutos de física. Por exemplo, UFRGS (Porto Alegre), UFSC (Florianópolis), UFSM (Santa Maria), UERJ, UFRN (Natal), UFMG (Belo Horizonte), e outras cidades menores como Londrina, Cuiabá, Feira de Santana, Itajubá, também possuem grupos de astrônomos atuantes. A USP/IAG concentra o maior número de astrônomos. Eu recomendo uma visita a um destes centros para os que não estão seguros da escolha.

A astronomia também começa a crescer em universidades particulares como a Cruzeiro do Sul em SP (UNICSUL) e Mackenzie (SP) e existem outros grupos emergentes como a UESC, UNIVAP, UNIFEI.

4 - É necessário ir para o exterior para estudar astronomia?


É possível ficar no Brasil SIM! O Brasil oferece todos os cursos necessários e os astrônomos podem trabalhar em universidades, institutos de pesquisas e planetários brasileiros. Mas é muito comum sair uma vez por ano para participar de congressos no exterior e visitar observatórios e outras instituições. O bom pesquisador é aberto a colaborações com outros pesquisadores tanto do Brasil quanto do exterior.

5 - As universidades do exterior costumam dar bolsas de estudo para estudantes estrangeiros na área da astronomia?

Geralmente os estudantes de doutorado brasileiros saem do país por uns 2 anos para trabalhar em algum projeto de pesquisa. A bolsa pode ser brasileira ou estrangeira. Não é muito difícil de conseguir, precisa apenas ter um bom projeto e algum colaborador no exterior. É possível conseguir bolsa para fazer o doutorado integral no exterior também. Para concorrer a bolsas nos EUA basta mandar o currículo para as universidades, mandar cartas de recomendação e fazer as provas do GRE e TOEFL. O bom aluno e que fala bem inglês tem boas chances de conseguir bolsa americana. Eu fui bolsista no exterior com bolsa brasileira e com bolsa americana.

6 - Os astrônomos trabalham ao ar livre?

Infelizmente a maior parte do trabalho é feito dentro da sala, em escritórios com computadores. Mas nada impede que o astrônomo curta atividades ao ar livre. A grande maioria dos astrônomos gosta de viajar, explorar e passear pelas montanhas.

7 - Quais os idiomas um astrônomo brasileiro precisa saber?

O astrônomo brasileiro precisa saber bem o português e o inglês. Outras línguas como o espanhol, o francês e o alemão podem ajudar durante as viagens, mas não são essenciais.

8 - Astrofísica é diferente de astronomia? Quais são as áreas de trabalho?

Astrofísica é uma área da astronomia e assim como a física quântica é uma área da física. O físico formado pode fazer doutorado (PhD) em astrofísica, física quântica, ou em outras áreas da física, como física de partículas, física do estados sólidos, etc. A maioria dos físicos com título de doutor em astrofísica, geralmente trabalha em alguma universidade aonde faz pesquisas e leciona.

9 - Em que áreas da astronomia trabalham os matemáticos?

Os matemáticos geralmente trabalham na área de Mecânica Celeste, cálculo de órbitas, etc. Muitos deles trabalham na Embratel-Star One.

10 - É necessário um astrônomo gostar de cálculos ou matemática?

Eu recebo bastante mensagens de jovens que gostariam muito de fazer astronomia mas não gostam de cálculos e/ou física. Eu não vejo nada de errado nisto, pelo contrário, isso é o mais comum. Mas na vida temos que ser realistas, não adianta fazer astronomia se não tiver afinidade com a matemática e com a física. Se o único motivo que te leva a fazer astronomia é a beleza dos astros e a curiosidade, eu sugiro, que você se torne um astrônomo(a) amador. Os amadores são grandes conhecedores da astronomia e curtem a astronomia como hobbie. Hoje em dia com a internet, o acesso a informação é fácil e barato. Além disto, os preços de telescópios e binóculos estão cada vez mais baixos, o que facilita a vida do amador. Sugiro também cursos em planetários e museus, desta forma você pode se atualizar e conhecer a astronomia um pouquinho mais profundamente. A matemática é uma ferramenta fundamental para o astrônomo e não dá para escapar dela. O astrônomo profissional é um cientista e está sempre usando todas as ferramentas possíveis para responder os problemas que ainda não têm solução.

11 - Existe alguma aplicação da computação na astronomia?

A computação e a astronomia caminham lado a lado. Em todos os outros grandes institutos temos um número imenso de engenheiros de software e analistas e trabalhamos com eles no dia a dia.

12 - É possível estudar astronomia a partir da geografia?

Geralmente o estudante de geografia tem acesso a alguns cursos de astronomia. Eu sugiro perguntar se são oferecidos alguns cursos de astronomia para quem não é da área de física. Sei que a USP e a UFRJ tem este tipo de curso. Acho importante que um geógrafo tenha conhecimentos de astronomia porque ajuda a entender as características terrestres.

13 - O que é astrobiologia? ou exobiologia?

A astrobiologia é uma área da astronomia que estuda o aparecimento da vida e a formação de planetas. É uma área da moda. Aos que estiverem interessados em começar astronomia agora ou no futuro, sugiro ficar de olho nos investimentos em astrobiologia e quem sabe se especializar nisto depois. A busca por planetas fora do sistema solar é prioridade nos investimentos de hoje.
O termo exobiologia quer dizer o mesmo que astrobiologia. Estuda a origem e a evolução da vida na Terra e no universo como um todo.

14 - O que é arqueoastronomia?

Não sei muito a respeito. Sei que é uma área relativamente nova na astronomia e que estuda a astronomia das antigas civilizações.

15 - Como é a área de Astroquímica?

A Astroquímica não é uma área muito bem definida, envolve tanto a astronomia quanto a química. Eu sugiro fazer astronomia ou física e depois se especializar em evolução química dos astros. Pode por exemplo estudar como as estrelas enriquecem o meio interestelar com elementos químicos, como as moléculas se formam, etc.

16 - É possível uma Brasileira conseguir trabalhar na área de Astronomia no Japão?

Eu sugiro estudar no Brasil e ir para o Japão fazer parte do doutorado ou pós-doutorado. A astronomia lá é bem avançada e eles são abertos a colaborações. Durante a pós-graduação no Brasil, o estudante pode tentar ir para o Japão trabalhar em algum projeto por 1 ou 2 anos e até observar no Havaí com o telescópio Subaru, que tal?

Tenho diversos amigos astrônomos japoneses e já estive lá. É muito legal, mas precisa falar pelo menos inglês.

17 - Quanto tempo e mercado de trabalho?

A graduação demora uns 4 a 5 anos, o mestrado 2 a 3 anos, e o doutorado 4 a 5 anos. Depois disto o doutor em astronomia tem que fazer concurso para as universidades (física ou astronomia), observatórios e planetários do país. Mas o mercado cresce se o profissional sair do Brasil e explorar outros países. Enquanto estiver esperando os concursos no Brasil existem também bolsas de estágios de pós-doutorado no Brasil e no exterior.

18 - Qual é o salário médio de um Astrônomo(a)?

Em QUALQUER país do mundo, na NASA ou em qualquer observatório, o salário de um astrônomo é o equivalente ao salário de um professor universitário. Nenhum astrônomo passa fome e não existe o desemprego na astronomia. O que existe é uma migração dos astrônomos para outras áreas como ensino e computação.

19 - Como são os locais de trabalho?

Existem muitos observatórios no mundo aonde os astrônomos podem trabalhar. Aqui vai uma lista que fiz com o yahoo de todos os observatórios no catálogo deles http://dir.yahoo.com/Science/Astronomy/Research/Observatories/

Mas o grande mercado de trabalho do astrônomo é o meio universitário. A grande maioria dos astrônomos são empregados por alguma universidade aonde são cientistas, professores e supervisores. O meio universitário é um dos mais propícios para o desenvolvimento da ciência.

20 - O que é Jornalismo Científico?

Para os que não são muito amigos da matemática, mas que gostariam de seguir alguma carreira que fosse paralela a uma carreira científica, eu recomendo o Jornalismo científico. http://www.jornalismocientifico.com.br/jornalismocientifico/artigos/jornalismo_cientifico/artigowilbuenojcdemocratizaconhecimento.htm O jornalista científico escreve artigos para o público contando as últimas descobertas científicas e não precisa dominar a matemática. Mas claro que precisa ser bom no português e aconselho ser bom em inglês também.

21 - Onde você, Dra Duília de Mello, estudou?

Eu fiz doutorado na USP, mestrado na Universidade do Alabama EUA, mestrado no INPE em S. J. dos Campos, iniciação científica no Observatório Nacional no Rio de Janeiro, bacharelado em astronomia na UFRJ.

22 - O que tenho que fazer para ser um astronauta?

Para ser astronauta na NASA precisa ser cidadão americano, muitos são pilotos da força aérea americana, são formados em alguma área tecnológica, e possuem doutorado (PhD) em alguma área tecnológica também. Todos têm ótimo preparo físico e foram alunos exemplares. Para ser astronauta da ESA precisa pertencer a algum país europeu membro da ESA e possuir todas as outras qualificações também. O Brasil ainda é iniciante no assunto, então sugiro investir nos estudos, escolher alguma carreira na área tecnológica, fazer curso de piloto, estudar muito e torcer para o Brasil investir mais na aeronáutica. O Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) pode ser uma boa opção para o curso de doutorado, assim como o ITA.

23 - O que é preciso para ser astronauta e ir para o espaço?

Ser astronauta não é impossível, basta ser teimoso e estudar muito porque a grande maioria tem doutorado em alguma área científica ou tecnológica além de curso de piloto e bom preparo físico. Os que estiverem mesmo interessados, sugiro fazer universidade fora do Brasil e tentar a cidadania européia, americana ou russa. A astronáutica brasileira infelizmente está no início há muitos anos e sofreu muito com a explosão do foguete em 2003 que matou 21 pessoas.

24 - Além da NASA em qual outra agência eu posso trabalhar?

A Agência Espacial Européia, ESA, também é uma excelente opção, mas só trabalha lá europeus dos países membros da ESA. O Canadá também tem um bom programa espacial e, claro, a Rússia já faz isto há muito tempo. A China e o Japão também tem programas espaciais avançados. Mas o astrônomo trabalha em muitos outros lugares, a NASA seria mais adequado para quem está interessado em ciência espacial. Mas gostaria de lembrar que a tecnologia espacial é considerada estratégica e muitas vezes estrangeiros não podem trabalhar em projetos que são considerados de segurança nacional.

25 - É necessário ter cidadania americana para trabalhar na NASA?

A NASA tem dois tipos de profissionais, os que são contratados para trabalhar em projetos específicos e os servidores públicos. Apenas cidadãos americanos podem ser servidores públicos. Quando eu fui trabalhar na NASA eu fui trabalhar com um contrato de 3 anos, depois continuei com outros contratos e hoje sou pesquisadora visitante porque sou professora em uma universidade que tem convênio com a NASA.

Já para trabalhar na ESA precisa ser europeu, mas tem alguns casos de não-europeus contratados também.

O INPE é um ótimo instituto brasileiro e pode ser um bom caminho para entrar em projetos internacionais. Dentro destes projetos existe intercâmbio e oportunidades de se trabalhar na NASA e na ESA.

26 - Quantos brasileiros hoje trabalham na NASA?

Já tentei contar quantos brasileiros trabalham na NASA, mas fica difícil. São muitos centros da NASA (10) e não tenho contato direto com todos os centros. Eu estimei uma vez uns 30, mas baseado no Goddard Space Flight Center (GSFC) que é o maior de todos. No GSFC eu conheço 5 que estão lá faz tempo, mas sou a única pesquisadora, os outros são analistas de dados-softwares, pós-doutores, estudantes. Sei que tem pelo menos 3 no JPL, uma engenheira, uma astrônoma que trabalha na área de planetas e um astrônomo na área de exoplanetas.

27 - Formando-se em Engenharia qual o caminho para trabalhar na NASA?

A NASA tem muitos ramos da engenharia. Eu vou passar um link sobre engenharia elétrica na NASA, só como um exemplo: http://eed.gsfc.nasa.gov/projects.htm
A melhor forma de chegar até a NASA é através de um bom currículo e um contato dentro de algum projeto vigente. Sugiro estudar algum projeto a fundo e mandar e-mail, com o currículo, manifestando o interesse no projeto e demonstrando alguma experiência na área. A experiência pode ser adquirida no Brasil, mas tem que ser comprovada com carta(s) de recomendação de professores/chefes, publicações, etc.

Uma boa forma de conhecer o pessoal da NASA é através de participação em congressos em que eles estarão apresentando os projetos em que estão trabalhando. Conferências como IEEE geralmente têm participantes da NASA.

A astronomia precisa de engenheiros que desenvolvam os softwares e os equipamentos de última geração a serem utilizados. O melhor seria fazer uma pós-graduação ou uma especialização em algum projeto aplicado a astronomia. Por exemplo, a área de detectores tem bastante campo porque estamos sempre melhorando os detectores. Atualmente a moda é infra-vermelho, óptica adaptiva, detectores de ondas milimétricas. As universidades geralmente tem contato com os observatórios e grupos interessados em instrumentação. No Brasil, o INPE e o Laboratório Nacional de Astrofísica são bastante atuantes nesta área. A USP tem colaboração em vários projetos também como o telescópio SOAR e o Gemini.

Gostaria de lembrar que a tecnologia espacial é considerada estratégica e muitas vezes estrangeiros não podem trabalhar em projetos que são considerados de segurança nacional. 

28 - A NASA contrata engenheiros aeronáuticos? Ou só aeroespaciais??

A NASA contrata engenheiros de várias áreas, aeroespacial e astronáutica, mas também elétrica, eletrônica, sistemas, etc. Mas gostaria de lembrar que a tecnologia espacial é considerada estratégica e muitas vezes estrangeiros não podem trabalhar em projetos que são considerados de segurança nacional.

29a - Se formando na área de Ciências da computação, tem como entrar na NASA? Em que área trabalharia lá? 

29b - Que caminho indicaria até chegar lá?

A melhor forma de se ingressar na NASA em ciência da computação ou em qualquer área é através de conhecimento com alguém que trabalhe em algum projeto que tenha colaboração com algum funcionário da NASA. Isto pode ser feito pela internet ou em viagens a conferências onde funcionários da NASA estejam participando. Outra forma é se vincular a projetos brasileiros que tenham alguma colaboração com cientistas da NASA. E ainda uma outra forma é através de universidades americanas próximas de centros da NASA. Por exemplo, quem estuda no Caltech, UCLA, pode fazer algum projeto de pesquisa no Jet Propulsion Laboratory. Os estudantes da Johns Hopkins University, da Univ de Maryland, e da PUC de Washington podem pesquisar no Goddard Space Flight Center e os estudantes da Universidade do Alabama podem pesquisar em Huntsville etc.

30 - Como você entrou na Nasa?

Eu não sou cidadã americana e não posso trabalhar como servidora pública, então o meu trabalho na Nasa é através de projetos. Meu primeiro projeto na Nasa foi para trabalhar com o o Dr. Jon Gardner com imagens profundas tiradas com o Hubble no Goddard Space Flight Center (GSFC). Eu tinha conhecido o Dr Gardner quando trabalhei no instituto do Hubble. Depois do Hubble eu fui para a Suécia e de lá gostaria de voltar para os EUA. Então eu mandei o meu currículo para o Dr. Gardner quando eu estava procurando emprego e ele me contratou. Mas depois do meu segundo ano na Nasa eu comecei a trabalhar nos meus próprios projetos e financiar a minha pesquisa. Em 2008 eu fui contratada como professora da Universidade Católica de Washington DC - a PUC americana. Continuo a minha colaboração na Nasa e a financiar parte do meu salário com os meus projetos de pesquisas da Nasa. Atualmente sou pesquisadora visitante da Nasa-GSFC.

105 comments:

Mário César Mancinelli de Araújo said...

FANTÁSRICO Duília. Gostei MUITO!

Vou colocar o link seu blog no meu.

Abraços!

matheus said...

Se eu for um astronomo,tenho que construir meu próprio observatório do espaço?

Guilherme said...

ola.
tenho 14 anos. meu sonho e fazer astronomia e astro fisica e trabalhar na nasa.
queria saber se no kdnnedy space center em orlando tem essas areas para trabalho.
poderia me passar seu e-mail para fazer perguntas mais diretas?
obrigado.
Guilherme A.C.Machado

Giovanna said...

Oi Duília!
Muito bom o seu questionário!
Eu tenho 12 anos e tenho um trabalho na escola para fazer em que meu tema é "os astrônomos brasileiros" e vi que você trabalha na NASA e tem toda uma experiencia... Será que eu poderia falar sobre você? Seria uma ótima idéia... No meu perfil tem o meu e-mail se você puder me mandar uma resposta...

Muito Obrigada!
Giovanna

Giovanna said...

Oi novamente Duília!

Muito obrigada por sua resposta ao meu recado! Porém te mandei um outro e-mail porque o material que você me mandou não me ajudará muito... Depois, se você puder, veja meu e-mail e me responda, por favor.

Muito obrigada novamente!
Giovanna

alexiaeduarda7 said...

quanto ganha um phd na NASA?

B. said...

Oi Duilia!
Parabéns pelo seu blog, muito bom mesmo, tirei muitas dúvidas.
Meu sonho sempre foi trabalhar na NASA, e um dia sei que vou estar lá.
Poderia me passar seu e-mail? Ainda tenho algumas dúvidas.

Obrigada.

polyne said...
This comment has been removed by the author.
polyne said...

meu sonho é ser uma astrônoma,e moro em recife/pe.É preciso eu ir para a ufrj para estudar lá?

Nina Sakura said...

Ola Duília parabens pelo blog,tenho 13 anos, meu sonho e fazer astronomia,bom encontrei seu site a semanas,foi um pouco depos de me enteressar por astronomia eu sempre tinha pensando em todas as profissoes,mas so recemente eu realmente notei,poxa estava sempre debaixo do meu nariz meu verdadeiro amor,tudo oque vc escreveu me inspirou muito,irei imprimir seu questionario de 30 perguntas,e guardareio comigo,me ajudara muito,realmente parabens pelo site,vc e realmente uma Mulher das Estrelas,peço que continue com o seu blog pq ele faz muito sucesso e realmente muito bom.
Atenciosamente NinaSakura
sakura_haruno_chibi_neko@hotmail.com

kelly said...

Oiii..adoreii seu blog..eu tenho 14 anos e á alguns anos jah venho cm essa ideia de ser astronoma!!...AMOO O CÉU,AS ESTRELAS,OS PLANETAS!me identifico bastante cm essa ciencia...mas..oq me deixa preocupada é que eu NAO GOSTO DE MATEMÁTICA!!...será o fim do meu sonho??..cmo vou prestar vestibular de física por quatro anos????!!..vou ter que ser astronoma amadora??!...
bjuuss
kelly

kelly said...

ahh meu orkut éé=kelly_neubauer@hotmail.com
se der me responde por laa??
obrigado Duília!!
bjuus

Nathilda said...

Quero muito ser astrônoma =)
Seu blog está me ajudando muuuito. Estou conhecendo bastante sobre a profissão e me apaixonando cada vez mais pelo estudo do Universo!!
Abraços!!

Luisa said...

Olá,
tenho 14 anos de idade e desde pequena me apaixonei pela a astronomia.
Amei as imformações que encontrei neste site pois estava preocupada quais as universidades eu poderia fazer pois fiquei sabendo que no Rio se especializava tanto nesta profissão.

Duília você faz um ótimo trabalho.

Abraços!

Priscila said...

Olá Duília! Obrigada pelos comentários, me ajudaram bastante. Eu só gostaria de mais uma ajuda sua: Qual seria o melhor telescópio para conseguir observar nitidamente galáxias, nebulosas, planetas...? Quanto deve ter de abertura e a lente? Ainda não iniciei meu curso de Astronomia, mas gostaria de começar minhas observações. Morro de curiosidade! =) Obrigada!

martha said...

Muito bom o seu questionário!
Eu tenho 12 anos e quero ser atronomo(a) você me ajudou muinto obg.

martha said...

Muito bom o seu questionário!
Eu tenho 12 anos e quero ser atronomo(a) você me ajudou muinto obg.

Anderson said...
This comment has been removed by the author.
Anderson said...
This comment has been removed by the author.
Anderson said...
This comment has been removed by the author.
Anderson said...

Ola Duília, ótima postagem. Eu faço parte de uma comunidade do Yahoo, chama-se Yahoo Repostas, onde as pessoas podem fazer e responder perguntas. Eu respondo as perguntas da categoria "Astronomia e Espaço", la as pessoas tambem fazem perguntas de como se tornanar um astrônomo, eu sempre indico seu Blog, parabens.

http://br.answers.yahoo.com/dir/index;_ylt=ApRV.Ko.eAJbp5AmrCzJ5aDNM31G;_ylv=3?sid=396545160&link=open

daniela100%ale said...

oiii
meu sonho é fazer astronomia mais tenho medo d n conseguir,a maioria fala q n compensa.
N sei o q fazer ese ano façi o terceiro e n tenho certeza por favor me ajuda
meu e-mail é
daniela_amor_alessandro@hotmail.com
por favor me responde.
desde ja agradeço.

Ingrid said...

Uauuu.. Adorei o Blog Duilia..
Eu tenho 16 anos e, sinceramente, tinha dúvidas sobre qual carreira seguir até uns dias atrás. Ai eu percebi o quanto eu gosto de Astronomia. Desde então comecei a pesquisar sobre o assunto, sobre as faculdades, e salários, etc. E seu blog ajudou muito!!
Eu comecei o 3º ano do ensino médio agora.. E tenho mais dúvidas..
Se você pudesse entrar em contato pelo meu e-mail eu agradeceria..
(ingrid_segantini@hotmail.com) =D
Parabens pelo site e
Obrigado.. ^.~

Juliana Morais said...

Maravilhoso! estava procurando exatamente essas respostas em alguns sites de busca. Quanto a necessidade do estudo da astrofísica e os cálculos!
Adorei, Beijos.

Gabriela said...

Oi Duilia!
Tenho 16 anos, e sou apaixonada pela área de astronomia, adoro física e matemática, e desde de muito pequena sempre tive interesse por essa área.
Ano que vem prestarei vestibular e meu sonho é entrar pra faculdade de astronomia, porém todos falam que é uma área muito restrita e que com relação á salario não é uma área muito boa; que conseguir se dar bem nesa profissão é meio complicado.
Adorei ter lido seu blog, deu uma clareada em minha idéias, e me deixou com mais vontade ainda de seguir essa carreira.
Tenho algumas duvidas, se pudesse entrar em contato eu agradeceria. Meu email é gabibailune@hotmail.com
Parabéns pelo blog! Obrigado

daniel said...

olá duília tudo bem um dia vi uma reportagem sua na tv e por fim aachei seu blog duília será que você tem informações de cursos online? quando crescer quero ser um grande astronômo eu tenho 12 anos olho o céu todos os dias ja até me chamaram de louco de tanto que que eu observo o céu eu meu telescópio. e tabém quero dica de ser um bom astronômo abraços duília meu e-mail: delsostenes@hotmail.com

Vanderson said...

Olá Duilia, gostei muito do seu questionário, sempre sonhei em trabalhar na NASA, faço engenharia mecanica... gostaria de conversar um pouco mais com você, se possivel, me manda seu contato

vancass586@hotmail.com

Obrigado...

Fernanda said...

Olá Duília... sempre fui apaixonada pela astronomia... estou no terceiro ano de um curso de lic. em matemática seu blog me motivou mais ainda... tenho muita facilidade com física... mas não tenho condições de ir para o Rio de Janeiro... o que me sugere?? Você não imagina quanto de astronomia eu já li... o quanto já sonhei...

Adorei suas respostas!

Bom dia!

SuperSaiyan said...

Ola Duília, como voce disse no blog precisa de gostar de matematica e fisica, pois é eu gosto de fisica e não tenho dificuldades, mas ja em matematica não consigo raciocinar bem pois utiliza muitas formulas acabo esquecendo tenho 16 anos e gosto muito de Astronomia sou alucinado por essa matéria, então caso eu sei bem fisica a muita necessidade de saber matematica? e quais são a maioria dos calculos utilizados em Astronomia?

Desculpe caso eu não interpretei de maneira correta pois a paixão por Astronomia não deixa me de pensar em ser um Astronomo Profissional.

Gustavo { Ozzy } said...

Olá Duília! Li seu livro e gostaria de parabeniza-la por suas conquistas. Adoro astronomia e faço observações amadoras. Sou fascinado por essa ciência.
Vou adicionar esse blog ao meu, ok? (astrozzy.blogspot.com)
Foi um prazer enviar-lhe uma mensagem !
Boa sorte! :-)

marcos a de godoy filho said...

Tenho 14 anos,sempre quis ser um astronomo,voçe disse que presissa ser bom em matematica (tambem fisica,mas ainda não cheguei lá) em matematica sou um aluno normal (minha media é 7/7,5)

Li uma materia,mas não lembro onde, que o diretor da UFRJ falava que o curso de astronomia tem 30 vagas ao ano,e geralmente são preenchidas mas...apenas uma media de 4 alunos se formão pela dificuldade do curso, alem da grande maioria desistir logo no inicio.

Gostaria de saber se realmente é muito dificil,pois tambem gosto de biologia pois me intereso na evolução das especies( coisa que poderia estudar sendo um astronomo,eu acho)e tambem quanto um astronomo ganha,pois á especulaçoes de 2.000 reais até 8.000

meu email marcosloslocos@hotmail.com

duilia said...

A matemática é uma ferramenta que utilizamos na física e na astronomia. Não basta entender o fenômeno físico, temos que saber resolvê-lo matematicamente.

Night Cold Downloads said...
This comment has been removed by the author.
Night Cold Downloads said...

por favor entre em contato...
alain.almeida@hotmail.com

Ana Luisa Manciola said...

tenho uma dúvida. é preferível fazer astronomia, fazer física para depois fazer astrofísica ou tanto faz?

Pollyanna said...

Mas, então como o Marcos Pontes tornou-se astronauta/cosmonauta se ele é brasileiro? E se eu me casar com um cidadão americano, legalmente eu posso entrar para NASA em algum ramo, se eu tiver o que eles pedirem em termos de estudos?

Dani Gonçalves said...

Olá Duília,
suas informações me foram muito úteis, obrigada pela postagem. Tenho 14 anos e sou completamente apaixonada por Física, Astrofísica e Astronomia. Seria ótimo conversar com uma pessoa como você, que poderia me ajudar com noções mais amplas sobre esse ramo da ciência. Meu e-mail é: daianacristinabq@yahoo.com.br; adoraria que entrasse em contato.
Abraços.

TÁCITHRUS said...

Me ajude!
tacithrus.blogspot.com

-KaaH said...

Bom tenho 13 anos, e meu sonho sempre foi trabalhar na nasa, e eu moro japão. Fiquei muito feliz em saber que eu tenho chances de trabalhar na Jaxa ;).
Desde quando eu era pequena eu sempre gostei muito disso, e eu sempre falava para os meus pais que um dia trabalharia na nasa.
Bom parabéns pelo blog ele já esta nos meus favoritos !

εїз łhαỉỉrỉỉฑε εїз said...
This comment has been removed by the author.
Thairine Corrêa said...

Oii, nossa, amei o questionário! Eu amo astronomia e tudo o que é relacionado a universo! Tenho 17 anos e termino os estudos esse ano, já to me preparando para os vestibulares! Queria tanto fazer astronomia, mais minha mãe fala que aqui no Brasil, essa profissão não é reconhecida! Isso é verdade?

Beijos, obrigada!

duilia said...

A astronomia vem crescendo bastante no Brasil. Por exemplo, o Brasil acaba de entrar para o Observatório europeu no Chile. Isto vai fazer a carreira crescer ainda mais.
E como escrevi no blog, tem emprego para bons astrônomos no Brasil e no mundo, basta estudar bastante. Sugiro também que você leia o Vivendo com as estrelas para saber sobre as possibilidades futuras.

Flavio Costa said...

Seria interessante postar uma lista de livros relacionados a astronomia. Além do vivendo com as estrelas.

gandras_ said...

- oooooi , meu nome é Stefane tenho 16 anos e passei no vestibular para o bacharel em matematica aplicada, vou cursar o primeiro periodo, escrevo e falo ingles fluente e o que mais desejo é entrar para a Nasa, amo de coraçao a matematica, e sou curiosa sobre o universo, dentre outros assuntos, gostaria de saber, qual a melhor forma de eu seguir em frente,para ter sucesso profissional, que areas eu deveria me especializar, ou tentar dps dessa ?

Augusto Branco said...

SER MULHER

Ah, ser mulher!

Ser mulher é ver o mundo com doçura,
É admirar a beleza da vida com romantismo.
É desejar o indesejável.
É buscar o impossível.

O poder de uma mulher está em seu instinto
Porque a mulher tem o dom de ter um filho,
E cuidar de vários outros filhos que não são seus.

Ah, as mulheres!
Ainda que sensíveis
Mulheres conseguem ser extremamente fortes
Mesmo quando todos pensam que não há mais forças.

Mulheres cuidam de feridas e feridos
E sabem que um beijo e um abraço
Podem salvar uma vida,
Ou curar um coração partido.

Mulheres são vaidosas,
Mas não deixam que suas vaidades
Suplantem seus ideais.

Muitas mulheres mudaram o rumo
E a história da humanidade
Transformando o mundo
Em um lugar melhor.

A mulher tem a graça de tornar a vida alegre e colorida,
E ela pode fazer tudo isto quantas vezes quiser
Ser mulher é gostar de ser mulher
E ser indiscutivelmente feliz
E orgulhosa por isso.

- Brunna Paese -

dieile said...

Olá meu nome é Dieile e tenho 15 anos sou apaixonada pela beleza do universso de seus astros mas a astronomia ñ é assim uma profissão muuito comum aqui no brasil não é mesmo? eu queria saber se a astronomia é reconhecida no mercado de trabalho?
gostaria de e-mail para contato
obrigada bjos

irene said...

Oi tenho 15 anos, e praticamente ate ontem eu queria Egn.Química, mais o porem é que desde pequena gosto de avião(gosto da aeronautica).Fiquei muito dividida entre as 2, mais depois de descobrir o suposto planeta, que parece com a terra, tive a certeza absoluta que eu queria era o ITA(tentar seguir os passos do astonauta brasileiro),mais não sei se confio tanto no meu taco assim,desculpe pela comparação, mais é isso que eu quero, eu quero ir para Aeronautica.Na realidade ainda estou meio confusa mais vou tentar 2 coisas.
1.Fazer o concurso da aeronauta(para ser piloto e esperar que o brasil de mais apoio a astronomia,rsrs)
2.Fazer fisica, gosto de matérias exatas(matematica), em bora eu seja uma aluna mediana nessa materia, mais gostar já é um passo.
Depois vou investir em projetos junto da universidade, mais também vou tentar ser realista, já que eu sou do Ceará´.Não é subestimando o meu estado maais que mais facil um aluno de São Paulo consseguir é, não que eles sejam mais preparados, mais que não se investido como deveria no Ceará.
Brincadeirinha:Espero que a senhora se torne uma cidadã americana para me ajudar no meu futuro projeto(rsrsrsrs).
Obrigada pela atenção.

duilia said...

Oi pessoal, vou aproveitar e responder várias perguntas de uma vez. O mercado para astrônomos é razoável, mas precisa ter um pouco de paciência até que abram concursos nas universidades e observatórios, mas o doutor em astronomia tem sempre bolsas que possibilitam esta espera. O bom profissional sempre encontra emprego!

Recomendo para os que estão em dúvida que façam uma carreira que possibilite ainda lidar com astronomia depois de formado. A física e a engenharia elétrica são boas opções.

Não confundam astronomia com astronáutica. A astronomia é uma ciência pura, uma carreira acadêmica, de pesquisa. Somos professores e cientistas. Já a astronáutica é uma aplicação da ciência.

O ITA é um excelente instituto e daria uma boa base tanto para o astrônomo como para o profissional que desejar depois seguir a astronáutica.

As universidades do Ceará também têm cursos de física excelentes e seria possível cursar a graduação lá e sair apenas para fazer a pós-graduação. Basta ser bom aluno para vencer qualquer preconceito.

Fábio said...

Oi,meu nome é Fábio,quantos anos tem que estudar para ser astronauta?E quais as matérias?

Lolis said...

Você trabalha na NASA! Não sabe como a admiro! hehe *-*
Ano passado eu estava a procura de livros relacionados ao assunto para me informar e encontrei seu livro por acaso. Não cheguei a comprar porque optei por fazer pré-vestibular e ainda estava terminando de ler "A Dança do Universo" do Marcelo Gleiser, mas agora que li sobre você estou realmente interessada em seu livro. Seu blog é mais um grande incentivo para mim! Obrigada.

felipe said...

gostei muito dessas informaçoes vc esta de parabens bjs e abraços

Viviαn є nαjαrα said...

Ir para o Chile, e conseguir uma bolsa de estudos em uma faculdade, é uma boa idéia?

Theus said...

Dulia,Tenho 15 Anos..
Eu Sempre Adimirei a Astronomia.e Me Perguntei (Meu Amigos e Famíliares Sempre Diziam Que eu tinha q estudar Uma Coisa Que Eu Gosto) e Esta Ai. Mais Me Vem na Cabeça (Poxa e se eu Me Esforça Se eu Termina Tudo Isso. Trabalhando em Um Periudo e Estudando e estaudando E ESTUDANDO no outro D:
e Xegar la na Frente depois de uns 10-12 Anos de Estudos e Eu Quebrear a cara. e me Ferras. e n axa Emprego. e Ve que tudo que eu Estudei n Serviu pra nda. Pq Eu queria Juntar as duas coisas (Astronomia e dinhero) e me falatam q de 100 Astronomos 1 Obtem Sucesso!
Me ajuda? a esclarecer as coisas!
pq quem me fala é um bando de idiota que n sabe de nda e vc é expert no assunto
Obrigadão \o/

Wallace Matheus

Theus said...

aa Eu n tenho mais acesso a esse email. Intão se for por acaso me responder .. se vc ainda mecher nesse Blog
Responda nesse.:
theus_666_maggot@hotmail.com
Agradeço e desculpa o encomo D:

duilia said...

Wallace, na pergunta número 24 eu falo do salário médio do astrônomo e do mercado de trabalho.

Mas se você é tão preocupado com "dinheiro", talvez a astronomia não seja a carreira correta para você. Mas se você se contentar em ser professor universitário, gostar de aulas e de pesquisar sobre o universo, além de viajar muito pelo mundo, então a astronomia seria uma boa opção.

Eu não conheço ninguém quebrando a cara na astronomia. O que pode acontecer é ter que se mudar de cidade ou até de país, mas não conheço ninguém de cara quebrada. Não sei de onde eles tiraram este número de que apenas 1 em de 100 astrônomos se sai bem. Primeiramente porque no Brasil temos apenas 300 astrônomos. Esta estatística é furada.

Sugiro que você dê uma olhada no meu livro, Vivendo com as estrelas, tb. Lá eu conto um pouco mais sobre a carreira.

victor said...

Dra. parabéns pelas sua vitórias, e que você continue assim para inspirar à todos nós.

victor said...

Dra. gostaria se saber a diferença entra astronomia e cosmologia.

Obrigado

adriana said...

bom pelo que eu sei eu quero me tornar muito um astrônomo e também adoro estudar os planetas.

bom o que eu disser se estiver certo me fale ok?

o sol se formou a 4´5 bilhôes de anos atrás.

o sol tem um unico combustível o hidrogênio.possui um único eletrom a seguir de fusoes nucleares os átomos de hidrogenio se tramsformam em átomos de hélio formamdo uma energia íncrivel!:>

Bia Bastos, Bia Collier, Marie Konishi, Carol Oliveira e Bia Melo said...

OOi, tenho 14 anos e amoooo astronomia, de um tempo pra ca botei na minha cabeça que queria ser astronoma, mas queria saber melhor como funciona esse ramo... tipo, no brasil é mais dificil de voce ficar conhecida no esterior? porque a maioria dos astronomos sao da Nasa! e tem algum centro na Nasa aqui no Brasil? '-' duvidas...

paulofe182 said...
This comment has been removed by the author.
matheus said...

Oi Dúlia,
Primeiramente, parabéns pelo seu blog, ele vai ajudar muita gente que sonha em trabalhar com astronomia.
Pretendo fazer engenharia de controle e automação e gostaria de saber se esse curso me daria a oportunidade de trabalhar com astronautica em agencias espaciais como a NASA ou empresas privadas no setor. Gostaria de saber também quais os caminhos que devo percorrer na vida academica para alcançar esse objetivo.

Abraços.

duilia said...

Oi Matheus, se você gosta desta área, acho uma boa opção. Veja a resposta da pergunta 27. Eu consertei um link que não estava funcionando e acho que pode se bem útil para você, mas é em inglês.

Haley Joel Osment said...
This comment has been removed by the author.
Astrocosmo . said...

Olá Duília ,
Primeiramente parabéns pelo seu Blog viu? Eu amei, e sou muito sua fã!
Meu sonho é um dia fazer Astronomia. Não posso dizer que deis de pequena já sonhava em ser Astronoma, porque como muitos, passou muitas profissões pela minha cabeça. Só que hoje, eu tenho a total certeza de que essa é a área que eu quero seguir pro resto da vida.
Bom , será que você podia passar seu e-mail? Eu ainda tenho algumas dúvidas, e acho que seria a melhor pessoa pra me responder.
Obrigada e boa sorte no trabalho.

Maria Clara.

duilia said...

Maria Clara, sugiro que você entre no Facebook da Mulher das Estrelas e faça perguntas lá, pode ser? http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002408241414

G.R said...

Olá Duília, não havia visto esse blog mais em algumas pesquisas na internet achei por acaso, mais adorei e tenho sim o sonho de ser uma GRANDE astrônoma, amo de paixão matemática e jurei para mim mesma se eu não for astrônoma terei que estudar algo relacionado a matemática ou física, mais como tenho certeza que chegarei lá... amo o espaço admiro da minha casa todos os dias o céu, não sei mais algo relacionado ao céu é a matemática me fascinam sem explicação é por isso quiro relacionar esses dois sentimentos que sinto sem explicação... não tenho nenhuma pergunta pois vejo a dos outros que me respondem, tenho 14 anos é adoro esse seu estimulo de incentivar as pessoas.
Atenciosamente,
Myleni Damasceno.

G.R said...

Olá Duília, não havia visto esse blog mais em algumas pesquisas na internet achei por acaso, mais adorei e tenho sim o sonho de ser uma GRANDE astrônoma, amo de paixão matemática e jurei para mim mesma se eu não for astrônoma terei que estudar algo relacionado a matemática ou física, mais como tenho certeza que chegarei lá... amo o espaço admiro da minha casa todos os dias o céu, não sei mais algo relacionado ao céu é a matemática me fascinam sem explicação é por isso quiro relacionar esses dois sentimentos que sinto sem explicação... não tenho nenhuma pergunta pois vejo a dos outros que me respondem, tenho 14 anos é adoro esse seu estimulo de incentivar as pessoas.
Atenciosamente,
Myleni Damasceno.

Música e Caipirinha said...

muito legal mesmo Diulia esse "espaço" por aqui !!! ..é algo que vinha procurando ja a tempos..
Sou um estudioso da astronomia a alguns anos, tenho muitos videos e imagens em arquivo e leio tudo que acho sobre.
Adorei seu blog, sorte na vida e grande abraço!

marie teen said...

oi! obrigada pelas dicas, tenho apenas 11 anos, e meu sonho é ser astronoma! e agora com essas dicas estou mais dedicada ainda nos estudos, pra fazer a faculdade e outros! muito obrigada

Gi said...

Oi Duília!
Muitíssimo interessante toda essa explicação. Sou apaixonada por astronomia mas por enquanto o máximo que posso fazer é uma licenciatura em física. Gostaria de saber se pelo menos uma licenciatura como essa poderia me ajudar a compreender melhor alguns assuntos na astronomia. Muito obrigada desde já.

Gi said...
This comment has been removed by the author.
thyelle said...

duilia,eu tenho 14 anos e amo astronomia demais.na escola sou considerada um genio por ser muito boa em fisica e matematica. meu grande sonho é ser astronoma e se deus quiser, serei uma.mas a minha familia é totalmente contra. meu pai diz que quem quer ser astronomo estuda muito e ganha pouco. não ligo pro salário. nem pro tempo de estudo pois desde de que tinha 10 anos que pesquiso muuuuuuuuuuuuuuuuito astronomia mas meus pais põe tanta, mas tanta coisa na minha cabeça que as vezes penso em desistir. eles queriam que eu fosse jornalalista (coisa que não gosto) mas eu devo seguir meu sonho??? por favor duiia me responda!!!!! preciso de voce. AH! e eu te admiro muito viu? te adoro e sempre sigo o seu blog!!!!!

duilia said...

Thyelle, que bom saber que você gosta de astronomia, é dedicada aos estudos e está pensando em seguir a carreira. A reação da sua família é normal. Muitos não entendem que o astrônomo é um acadêmico: professor universitário + cientista. Somos classe média e somos pagos para estudar e ensinar sobre o universo. Algo que não tem preço! Você já viu o vídeo com uma entrevista recente que dei? http://videos.r7.com/mulheres-rompem-barreiras-na-astronomia/idmedia/4ea815f1e4b038cd51cebc6d.html

lary dornelly said...

ola,
tenho 15 anos e quero me forma em astronomia mas tenho duvidas fazer borechado em astronomia basta para trabalha na NASA e como enviar o meu currílo?
abraços!!

thyelle said...
This comment has been removed by the author.
thyelle said...

duilia, muitissimo obrigada por responder minha pergunta.depois da sua resposta nada,mais nada nesse mundo vai me impedir de seguir meu sonho!!!!!!!!! serei astronoma até o ultimo minuto da minha vida. sabe por quê????????? PORQUE EU SOU PERDIDAMENTE APAIXONADA POR ASTRONOMIA!!!!!!!!!!!!!!!!!! vou dedicar tudo que eu puder pelas estrelas, galaxias, planetas,buracos negros,sistema solar e todos os fenomenos que tem alem da nossa terra!!!! eu agradeço a deus todos os dias por gostar tanto de astronomia.porque é o meu talento.meus pais já disseram que não vão me ajudar em nada se for para eu ser astronoma e decepciona-los. já disse que que não estou nem aí!!!!!! e eles disseram que o problema é meu e quem vai se ferrar sou eu. jamais irei me ferrar porque é isso que amo o salário ta bom... e se não tiver que se dane!!!!! vou para outro planeta de outra constelação,talvez de orion ou de sagitário,podeser cassiopéia tambem(rsrsrsrsrsrsrsrs) mas cada vez mais vou me dedicar a astronomia. sorte que amo fisica e matematica. não estou me gabando não viu? eu só precisava da sua resposta!!!!! e foi muito mais do que eu imaginava!!! quero ser uma astronoma tão maravilhosa quanto você. e um dia poder te conhecer pessoalmente.meu grande sonhoooo...
ah!!! sua entrevista estava muito boa te adoro muito muito!!!!!! beijos,
thyelle com todo meu carinho!!!!!!!

thyelle said...

adoro astronomia!!!!

thyelle said...

duilia,meu blog é:mulheres-rompem-barreiras-na-astronomia.blogspot.com. e meu e-mail é:thyelle_astronomia@hotmail.com.se voce puder passar no meu blog e dar uma olhada... você vai gostar.estou postando tudo de astronomia! e pode deixar um comentario lá que vou adorar le-lo! e nesse natal, vou ganhar um super presente! o seu livro vivendo com as estrelas! eu não tive chances de ler ele antes e só agora (não sei que milagre que meu pai vai me dar o dinheiro pra eu comprar) vou poder ler e me dedicar mais ainda a astronomia! meu sonho é trabalhar no on la do rio. mais la tem astronomo que trabalha a noite? ai pode responder no meu blog ou no seu. eu entro todo dia! até mais mulher das estrelas!

thyelle said...
This comment has been removed by the author.
thyelle said...

feliz dia do astronomo duilia beijos! voce merece!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

rebecca said...

Ola Duília!Eu tenho 13 anos eu sei que sou nova,mais ainda não sei o que fazer no meu futuro,já pensei em várias coisas,mais eu ainda não sei,depois que minha professora de ciencias começou a falar sobre planetas,estrelas,lua,e outras coisas,eu passei a gostar bastante de astronomia,mais tem várias coisas que eu queria saber mais,por que eu ainda não se devo seguir em frente com essa profissão,tenho serteza que muita gente tem medo de estudar bastante,e não conseguir um emprego,por isso queria falar com voce no msn e saber como vc conseguiu ir em frente com essa profissão.
rebecca.souzinha77@hotmail.com

bella =) said...

Ola,
Gostaria de saber como trabalha um engenheiro aeroespacial.
Obg!

mirían 100% rock`n roll said...

eu gostei muito tenho 13 anos e já escolhi o que quero ser !!!


esse blog é demais !!!!


nota : 10000000 !!!!

mirían 100% rock`n roll said...

eu gostei muito tenho 13 anos e já escolhi o que quero ser !!!


esse blog é demais !!!!


nota : 10000000 !!!!

mirían 100% rock`n roll said...

eu gostei muito tenho 13 anos e já escolhi o que quero ser !!!


esse blog é demais !!!!


nota : 10000000 !!!!

Wendel_AJ(Astronômo Junior) said...

Oi Dulia, um dos meus maiores sonhos é ser astrônomo, porém eu tenho algumas dúvidas e alguns medos, e nada melhor que tirá-las com uma astrônoma de verdade, se puder add meu e-mail para poder fazer algumas perguntas para você ^^

harry-rocha@hotmail.com

Lucas "Possível Funcionário da NASA" said...

Ótimo blog,tenho 15 anos sou apaixonado por astronomia,e tenho um sonho de trabalhar na Nasa,como você disse tem que sabe fala inglês eu acho que esse é um dos únicos obstáculos a eu passar.Adoro matemática e física(gosto de astronomia por quer saber o que a no universo e estudar planetas,galaxias)Bom a astronomia estuda os astros eu sou ateu ai vai uma pergunta: "Os pesquisadores,astronomos,astronautas que fazem parte da Nasa são ateus?" Agradeço pelo blog.

Supric said...

tenho 14 anos e quero muito ser astronomo, custa o que custar me da uma dica,
email: victor.lengler@gmail.com

Anna Carla Joia said...

Oi Duília.
Meu nome é Anna Carla, tenho 11 anos, e desde quando era pequeninha, que ouvi falar sobre o sistema solar e o universo admirei muito, e sempre tive vontade de ser astronauta.
Se eu quiser ser astronauta e ir ao espaço, tenho que morar nos EUA? Antes de fazer astronomia tenho mesmo que fazer física?
Pode me responder por email? É annacarlajoia@hotmail.com
Beijos C:

nicolasaraujo said...

olá!Eu tenho 14 anos e meu sonho é ser um astronomo e astrofisico conhecido como Johanes Kepler e Isaac Newton Albert Eintein , gostei muito do seu blog, oque eu não entendo é o por que , que as agencias espaciais da terra não se juntam e formam uma só agencia,tenho certeza que estariamos bem mais avançados do que estamos agora!e eu queria saber se no futuro os astronomos,astrofisicos etc. poderão sair da Terra para estudar em algum planeta ou satelite natural,isso seria possivel? pois sempre tive vontade de sair da Terra pra conhecer outros planetas e tal. e com aproximadamente com quantos anos um estudante de astronomia vira um verdadeiro astronomo?

Ana Costa said...

Olá! Eu sou a Ana e tenho 18 anos e estou cursando o primeiro ano de engenharia mecânica e queria saber se fazendo esta graduação eu poderia me especializar em astronomia, já que o curso envolve matérias comuns ao curso de física? Obrigada.

duilia said...

Ana, não existe especialização em astronomia dentro da engenharia. O que você pode fazer é trabalhar em instrumentação astronômica como engenheira. Ou seja, você poderia construir instrumentos para astrônomos. O INPE, por exemplo, tem muitos engenheiros.

Prof. Nilo Jeronimo Vieira said...

Prezada Diulia
Gostei muito do Blog. Parabéns
Prof. Nilo Vieira
nrifatec.wordpress.com

Henrique Meyer said...

visitem para ver a notícia SOBRE A VIDEOCONFERENCIA realizada com duilia
o link é :http://www.hojeemdia.com.br/pop/alunos-tem-videoconferencia-com-astronoma-brasileira-da-nasa-1.158522
mto bacana

Henrique Meyer said...

visitem para notícias da conferencia comduília:
http://www.hojeemdia.com.br/pop/alunos-tem-videoconferencia-com-astronoma-brasileira-da-nasa-1.158522
CONFIRA!!!

Iza Martins said...

Olá, vou fazer o ENEM esse ano, e quero cursar astronomia! Poderia me dar umas dicas? Email: Iza.martiins@hotmail.com
Ótimo post!

Jessica de Oliveira said...

Olá,
Meu nome é Jéssica e tenho 17 anos. Estou prestes a terminar o ensino médio, e como a maioria, estou em duvida de qual área escolher.
Na verdade, minha duvida simplesmente existe pois nao tenho exatas certezas sobre a carreira de astrônoma. Duvidas do tipo: Vou ter um bom futuro profissional? Por exemplo, alguns dos meus professores chegaram a dizer que apesar de ser uma profissão fascinante nao me daria condições financeiras alguma. Não que eu esteja a escolher uma profissão so pelo dinheiro, mas isso também é um fator importante.
Eu amo astronomia, nao tenho problema algum com exatas. Astronomia seria perfeito. Mas essa duvida me aflige.
Essa matéria é um pouco antiga, mas se por um acaso voce ler me mande um email para me ajudar. Sou grata dês de já. :)

Rômulo Ramos said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Thiago Sorio said...
This comment has been removed by the author.
Thiago Sorio said...

A ufes no Espirito Santo nao ensina astronomia, tem outra faculdade boa no espirito santo e nao particular q ensine astronomia?
Obs: nao quero lecionar, mas deveria fazer fisica na ufes e focar mestrado e doutorado em astronomia? Reponda no meu email pf
thiagosorio43@gmail.com

Jeniffer Machado said...

Olá, me chamo Jeniffer, tenho 14 anos e desde criança tenho o sonho de ser astronoma por isso queria sua ajuda!!! O que posso fazer nessa idade para contribuir no futuro? Eu faço inglês, já fiz informática básica, planejo um intercâmbio de 1 mês e tenho facilidade para aprender, se puder me ajudar ficarei muito grata. DESDE JÁ AGRADEÇO...

Игорь Алмейда said...

Olá Jennifer, essa é uma área que vai precisar de muita dedicação e estudos e ainda sim terá limitações pelo fato de ser brasileira.
Provavelmente você esteja terminando vc o ensino fundamental ou iniciando o ensino médio, então dedique-se principalmente à matemática, física e inglês, procure sempre listas de exercícios dessaa disciplinas em livros ou na internet par complementar seus estudos.
Se você não mora em São Paulo capital ou Rio de Janeiro capital, procure já poupar dinheiro para quando terminar o ensino médio, poder ingressar na faculdade sem passar grandes dificuldades. Eu estudo na UFRJ e aqui é uma das melhores universidades do Brasil para estudar astronomia.

Leticia Machado said...

Ola,tenho 17 anos sempre quis ser astronoma.
Nesse ano de 2017 vou iniciar o curso de Engenharia de computação ,mais pretendo logo após de terminar iniciar astronomia ... Acho que o fato de eu ter cursado engenharia de computação possa me ajudar um pouco mais , eu estudo tudo possível sobre física para obter o máximo de conhecimento nessa área. Espero trabalhar na NASA algum dia.

Sa rs said...

Caramba eu vou ficar minha vida inteira estudando, que pena vou ter que escolher outra coisa.