Saturday, September 9, 2006

A descoberta da Supernova, Parte I

Atendendo a pedidos hoje vou contar como descobri uma supernova em janeiro de 1997. Alguns meses antes da descoberta uma estudante de doutorado da USP havia me perguntado se eu saberia como identificar uma supernova em uma galáxia. Foi quando parei para pensar no assunto e lembrei de algumas fotos que tinha visto em revistas e disse que uma supernova provavelmente apareceria como uma estrela superposta à imagem da galáxia. O fato de eu ter parado para pensar sobre isto me ajudou na descoberta da supernova e a tomar a decisão certa na hora certa.
Na ocasião eu já era doutora em astronomia e bolsista do CNPq no Observatório Nacional no Rio e estava em La Silla, no Chile, observando uma amostra de galáxias. Este era o primeiro turno de observações dos astrônomos do Observatório Nacional no telescópio de 1,52m que estávamos alugando do observatório europeu, ESO. Eu era uma observadora experiente, já havia utilizado este telescópio em outras oportunidades e não necessitava de assistente noturno pois dava conta do telesópio sozinha. Eu comecei a observar assim que escureceu e seguia a lista de prioridades que eu havia feito para aquela noite. Cada vez que mudava de objeto, eu consultava o mapa da região do céu onde estava a galáxia que eu deveria observar.

No comments: